kratos 1

“Muitas histórias são contadas acerca Kratos, o Fantasma de Esparta. De como sua pele é recoberta das cinzas daqueles que matou. De como vendeu sua alma a Ares. Dos serviços prestados aos deuses do Olimpo em troca de redenção. De como foi ao Tártaro e voltou. De como se tornou um deus. De como nada ficou no caminho de sua vingança. E de um ódio sem fim capaz de destruir os Titãs, os Olimpianos e até a si mesmo. Saibam que todas estas lendas são verdadeiras, mas não dizem tudo sobre ele…”.

Em 2005, a Sony Computer Entertainment de Santa Mônica lançou um jogo que foi sucesso de crítica e público: God of War. Inspirado nas lendas da Mitologia Grega, o game trouxe a história de um homem a serviço dos deuses do Monte Olimpo, realizando tarefas diversas em busca de perdão por seus crimes. Quando Ares, o Deus da Guerra, incomodado com a soberania da cidade de Atenas, resolve pessoalmente destruir o local, é este homem quem os deuses enviam para impedir a tragédia.

Este sujeito é Kratos. Capitão dos exércitos de Esparta, quase encontrou a morte ao enfrentar uma horda de bárbaros. Prestes a ser derrotado, ofertou sua alma e jurou servidão eterna a Ares, caso conseguisse poder para matar seus inimigos. O Deus da Guerra lhe envia duas armas mágicas: as Lâminas do Caos. Com elas, o espartano não só massacra seus inimigos, como inicia uma longa trajetória de vitórias e destruição por toda a Grécia.

God of War narra a façanha de um homem que pode derrotar um deus. Em meio a combates com criaturas mitológicas, belas mulheres, armas mágicas e poderes incríveis, acompanhamos alguém desesperado para encontrar a paz, não importando quantos ou quem tiver que matar para isso. A trajetória e os atos de Kratos foram tão marcantes que ele se tornou um dos grandes personagens de toda a história dos videogames.

A jogabilidade, ainda que não fosse inovadora, misturava em boas doses elementos de combates, plataforma e quebra-cabeças, sempre em visão de terceira pessoa. O jogador guia Kratos por diversos cenários e vai aumentando o poder do personagem através de novas armas, poderes e artefatos especiais. Tudo intimamente ligado à Mitologia Grega.

A trama não segue à risca os mitos da Grécia antiga, mas respeita seus elementos básicos. Ao relacionar diversas histórias antigas de maneira inovadora, trouxe um novo fôlego sem a necessidade de releituras radicais. Fazendo o jogador interagir com elementos que já são parte do conhecimento de boa parte do mundo ocidental, foi em grande parte responsável pelo sucesso do jogo.

kratos 2

God of War II foi lançado em 2008. Kratos é agora o novo Deus da Guerra e causa uma onda de destruição muito pior que a de seu antecessor, Ares. Zeus então arma um plano para transformar Kratos novamente em um mortal e matá-lo. Mas os antigos Titãs salvam o espartano da morte e uma união é forjada. Os Titãs querem uma revanche pelas derrotas do passado. Kratos quer vingar-se da traição dos deuses. E tem início uma jornada em busca dos poderes necessários para isso.

O segundo jogo da série tem jogabilidade idêntica ao primeiro, somente com gráficos melhorados e novas armas e poderes, mas isto não impediu que também fosse sucesso. Mais elementos da Mitologia Grega foram adicionados à trama, enriquecendo o cenário e trazendo mais elementos do passado do protagonista. Mas o final aberto deixou claro que haveria uma continuação.

“God of War III” foi lançado em março de 2010 e continuou imediatamente de onde o jogo anterior parou, com o Fantasma de Esparta e o Titãs escalando o Monte Olimpo para vingar-se dos deuses gregos. Mas Kratos descobre que os Titãs não o consideravam um aliado e sim um mero peão, e o protagonista é abandonado à própria sorte.

O espartano cai no Reino de Hades, mas consegue escapar e decide vingar-se de todos, Titãs e Olimpianos. Sua jornada coloca em risco a própria existência da Terra, mas Kratos não parece importar-se. Porém, ao final de tudo, ele se sacrifica para que a humanidade não precise mais depender de nenhum deus. Este parece ser o fim da lenda do Fantasma de Esparta, que agora descansa na paz a tanto almejada.

kratos 3

Outros jogos abordaram momentos diferentes dentro da cronologia da série. “God of War: Chains of Olympus” foi lançado para PSP em 2006 e se passa antes do primeiro jogo, abordando o período em que Kratos estava a serviço dos deuses do Olimpo.  Já “God of War: Betrayal”, lançado em 2007 para celulares, narra as últimas missões de Kratos como Deus da Guerra e se passa um pouco antes dos eventos do segundo jogo da franquia.

Por fim, em “God of War: Ghost of Sparta”, também lançado para PSP em 2010, vemos os primeiros dias de Kratos como o Deus da Guerra, logo após os eventos do primeiro jogo. Ainda assombrado por terríveis sonhos de seu passado como mortal, o espartano resolve investigar mais sobre suas origens, o que traz revelações que o colocam em conflito direto com outros deuses do Olimpo.

Mas agora todos estão em expectativa para o novo jogo da série: “God of War: Ascension”. Os eventos desta vez ocorrem antes de todos os jogos anteriores e contam como Kratos rompeu com Ares e passou a trabalhar para todos os deuses gregos. Os produtores afirmam que os jogadores terão o Kratos “mais humano de todos os tempos” e que compreenderão algumas atitudes suas em outros jogos.

Mas a grande novidade deste lançamento será o modo multiplayer. Online e com a participação de até oito jogadores, eles devem escolher se serão campeões de Ares, Hades, Zeus ou Poseidon, e cada um com estilo de combate e habilidades diversas. Até agora foram divulgadas duas modalidades de jogo. No modo “Team Favor of Gods”, duas equipes de até quatro jogadores devem realizar tarefas diversas pelo mapa e assim acumular pontos. As tarefas variam: derrotar inimigos, descobrir relíquias e conquistar altares são algumas delas. Também é possível jogar este modo somente com quatro jogadores, cada um por si. Também haverá um modo “Capture the Flag”. Todos os modos de jogo tem como mapas cenários famosos da franquia, como o Desert of Lost Souls.

kratos 4

(Publicado originalmente no Blog da Fnac)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s