Queens of the Stone Age, o expoente do Stoner Rock

Publicado: 26 de setembro de 2014 em Música
Tags:, , , ,

qotsa-1

Famoso pelo seu som pesado e pela constante troca de seus integrantes, o Queens of The Stone Age (QotSA) foi formado em 1996 em Palm Beach, nos EUA. Um de seus maiores feitos foi tornar conhecido um sub-gênero que não era famoso até o início dos anos 2000, o stoner rock. Este estilo é marcado pela combinação de riffs pesados, distorções psicodélicas e produção retro.

O único membro da formação inicial do grupo é o vocalista, guitarristas e compositor Josh Homme. Antes de fundar o QotSA, ela já havia passado pelo Kyuss, pelo Screaming Trees e por seu projeto solo, batizado de Desert Sessions. Foi ali que encontrou o experimentalismo musical que seria a marca de sua próxima banda, o QotSA.

O grupo só conseguiu alcançar o estrelato em seu terceiro álbum, Songs for the Deaf. Lançado em 2001, parte de seu sucesso pode ser creditado à participação ilustre da Dave Grohl na bateria. O músico já era conhecido por ter sido baterista do Nirvana, mas ficou realmente famoso como vocalista, guitarrista e compositor do Foo Fighters.

Sucesso de público e crítica, Songs for the Deaf tornou o QotSA uma das grandes bandas do rock mundial.  Os álbuns seguintes, Lullabies to Paralyze, Era Vulgaris e …Life Clockwork continuaram a meteórica carreira da banda, com álbuns no topo das principais paradas e show lotados.

O QotSA atualmente está em turnê divulgando o …Life Clockwork, álbum que contou com as participações de Trent Reznor (Nine Inch Nails), Elton JohnJake Shears (Scissor Sisters), Alex Turner (Arctic Monkeys), Dave GrohlNick Oliveri e Alain Johannes.

(Publicado originalmente em Budweiser)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s