Dave Grohl e o Foo Fighters trazem a turnê Sonic Highways ao Brasil

Publicado: 20 de janeiro de 2015 em Música
Tags:, , , ,

632x388_2

Mesmo durante sua passagem como baterista do Nirvana, um dos principais ícones do estilo grunge, Dave Grohl já mostrava seus vários talantos. O então baterista compôs algumas músicas que chegaram a ser lançadas sob o pseudônimo Late!, em 1992, no álbum Pocketwtach, mas nunca foram divulgadas como suas.

Com a morte de Kurt Cobain e o fim do Nirvana em 1994, Grohl pensou seriamente em encerrar sua carreira musical, mas preferiu expressar seu pesar gravando composições com seus sentimentos. O resultado foram diversas faixas prontas em uma única semana, com o artista gravando todos os instrumentos. Grohl resolveu lançar uma demo do trabalho com o nome de Foo Fighters,  expressão que faz referência ao termo usado por aviadores da Segunda Guerra mundial para descrever fenômenos aéreos não identificados,  ou OVNIS. Com o novo nome, Grohl esperava que todos pensassem que se tratava de uma banda nova,  ao invés de “um novo trabalho do ex-baterista do Nirvana”.

A demo chamou a atenção das gravadoras e acabou se tornando o primeiro trabalho oficial do Foo Fighters, lançado com o mesmo nome, em 1995. Para divulgar as músicas do álbum ao vivo, Grohl montou uma banda completa, chamando o guitarrista Pat Smear, o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. Com esta formação, o Foo Fighters fez cerca de 190 apresentações em um ano.

O segundo álbum do grupo, The Colour and The Shape, foi lançado em 1997 e trazia um novo baterista, Taylor Hawkins. No mesmo ano, Pat Smear anunciou sua saída do grupo e apresentou seu substituto, Franz Stahl, que acabou por deixar o grupo apenas um ano depois. O resultado das mudanças pode ser percebido no álbum seguinte, There is Nothing Left to Lose, gravado como um trio. Mas, para as apresentações ao vivo, o músico Chris Shiflett foi escalado como segunda guitarra.

Devido a insatisfações criativas durante as gravações do quarto álbum no final de 2001, todos os integrantes do grupo resolveram tirar um tempo para descansar e tocar projetos paralelos. Dave Grohl aproveitou para atuar como baterista do Queens of The Stone Age no álbum Songs of Death, em 2002. No mesmo ano, o Foo Fighters se reuniu e lançou seu novo álbum, One by One.

Em 2005, após compor algumas músicas que seriam a trilha sonora de um filme, Grohl teve a ideia de lançar um álbum duplo do Foo Fighters. Batizado de In Your Honor,  composto por um disco de músicas elétricas e outro somente com acústicas. A turnê deste trabalho resultou no primeiro álbum ao vivo do grupo, Skin and Bones, lançado em 2006.

632x388

O álbum seguinte foi lançado em 2007, intitulado de Echoes, Silence, Patiente and Grace e marcou a volta do produtor Gil Norton, que estava sem trabalhar com o grupo desde 1997. Ainda durante a turnê do álbum, em 2009, a banda lançou seuGreatest Hits, que também  trouxe duas músicas inéditas.

Em seu próximo projeto, a banda decidiu inovar, gravando todas as faixas apenas com instrumentos analógicos e documentando o processo em filmagens que se transformariam no primeiro documentário da banda: Wasting Light, lançado em 2011. Sucesso de público e vrítica, o álbum conseguiu levar a banda para o topo das  paradas norte-americanas,  além de marcar a volta de Pat Smear, guitarrista da primeira formação do grupo.  Em 2012, ao final da turnê do álbum, o banda anunciou mais uma vez que dariam um tempo, sem previsão de retorno.

Somente em 2013 Dave Grohl anunciou que o Foo Fighters tinha planos de gravar um novo álbum, já batizado de Sonic Highways. Mais uma vez o grupo resolveu inovar, e o lançamento do disco foi acompanhado de um seriado com o mesmo nome. Produzido pela HBO, o programa acompanhava a produção do álbum, que teve cada faixa gravada em uma cidade diferente.

Lançado oficialmente em agosto de 2014, Sonic Highways (o álbum e programa) tem sido bastante elogiado. E Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais terão a chance de conferir este trabalho ao vivo.

(Publicado originalmente em Budweiser)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s