Judeu, ateu, marginal… Hooligan

Publicado: 10 de abril de 2015 em Literatura & Artes
Tags:, , , ,

(Publicado originalmente no Blog da Martins Fontes Paulista em 30/05/2012)

hooligan

Em 1934 um texto defendia que o povo romeno era, por definição, cristão ortodoxo. Portanto, judeus, ateus e membros de qualquer outra denominação religiosa deveriam ficar às margens da sociedade, sendo assim chamados de marginais, excluídos, hooligans. No ano seguinte o dramaturgo judeu Mihail Sebastian publicou em resposta o livro Como me tornei um hooligan.

Sendo assim, O retorno do hooligan, novo livro de Norman Manea, mostra a que veio já em seu título. Misto de romance, autobiografia e diário, a obra narra desde o exílio do autor rumo a um campo de concentração na Ucrânia aos cinco anos de idade até seu segundo retorno à Romênia em 1997.

O primeiro retorno de Manea à Romênia foi após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Envolveu-se com o Partido Comunista, mas logo se desiludiu com o regime e teve seus livros censurados, o que o levou a deixar o país novamente. Sua volta no final dos anos 90 seria marcada por um aprofunda sensação de não pertencer mais aquele lugar. Não bastasse sua ascendência judia, o que já o tornava um hooligan antes mesmo de nascer, havia se tornado ateu e intelectual não comunista. Tudo isso fazia dele uma persona non grata.

Escrito de forma não-linear, O retorno do hooligan é uma obra sobre identidade, família, memória, história e o poder libertário da literatura. Com tradução direta, este livro é um desafio engenhoso, porém extremamente compensador para o leitor que se dispor a enfrentá-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s