(Publicado originalmente no Blog da WMF Martins Fontes em 20/06/2012  e repostado aqui com atualizações)

paula_pasta1

Pintor, desenhista, ilustrador e escritor, Paulo Pasta nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Ariranha. Formou-se em Artes Plásticas pela ECA/USP em 1983 e partir daí fez cursos nas mais diversas áreas: desenho e gravura em metal, litografia, serigrafia e pintura. Ministrou cursos na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Faculdade Santa Marcelina, Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também ministrou cursos livres em importantes instituições culturais, como o Museu Brasileiro de Escultura e o Instituto Tomie Ohtake.

Realizou sua primeira exposição individual em 1984, na Galeria D. L. H., e já recebeu o Prêmio Brasília de Artes Plásticas no Museu da Arte em Brasília e o Prêmio Price Watterhouse – Conjunto de Obras. Formou-se mestre e doutor em Artes Plásticas pela ECA/USP, aonde ministra aulas e tem suas obras incluídas em importantes acervos e museus nacionais.

pintura

Seu último livro, A educação pela pintura, reúne seus textos sobre arte dos últimos cinco anos. São pequenos ensaios sobre pintura e pintores, feitos em sua maioria para exposições ou seminários. Complementando a obra, são apresentadas quatro entrevistas que o pintor concedeu, permitindo ao leitor observar as mudanças tanto do processo de criação de Pasta quanto de seu modo de compreensão da arte.

Em 2012 apresentou O fim da metade é o começo do meio, sua segunda mostra individual na Galeria Millan. São oito pinturas a óleo sobre telas grandes e seis pinturas pequenas, todas realizadas entre 2011 e 2012. Desdobramento da mostra anterior, o artista continua explorando a indeterminação do espaço em suas obras, com a combinação de áreas de cor que adentram umas nas outras, não permitindo saber qual cor envolve e qual cor é envolvida.

paula_pasta2

Seus últimos trabalhos ocorreram em 2013, com a exposição coletiva Correspondências no Instituto Tomie Ohtake e a mostra individual Pinturas Recentes na Fundação Iberê Camargo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s