Marvel Avengers Alliance é o Colheita Feliz dos nerds

Publicado: 30 de setembro de 2016 em Games
Tags:, , , , , , , ,

(Publicado originalmente no Contraversão em 22/03/2012)

mav1

Demorei um pouco para começar a me aventurar pelos jogos das redes sociais. Ainda em tempos de Orkut, comecei a jogar Organized Crime porque praticamente todos meus amigos estavam jogando e também porque me lembrou The Crims, um jogo online de eras atrás que joguei por um tempo.

Porém, mais do que ficar competindo por status e poder em brigas PvP (Player versus Player), um jogo me fisga mesmo é pela história. Em Organized Crime, o jogador começava batendo carteiras de velhinhas e mais adiante já era um chefão do crime nacional, com direito a todos clichês do gênero: traições, brigas de facções rivais, controle de estabelecimentos, acordos com autoridades e por aí vai. Estava gostando bastante, mas com o tempo, passei a usar cada vez menos o Orkut e acabei abandonando o jogo. Será que meu império do crime ainda existe em algum servidor cheio de pó?

Mas o grande sucesso do Orkut era um jogo chamado Colheita Feliz. Nunca joguei, mas basicamente você tem uma fazenda e deve cuidar de toda a manutenção dela: plantar, regar, colher, distribuir, vender e comprar. Há também animais e o processo é o mesmo. É um jogo que exige manutenção constante, sendo que se você ficar muito tempo sem entrar, plantas e animais podem morrer. Também não há nenhuma história, você cuida da sua fazenda e interage com outros fazendeiros. A febre foi tanta que existiam desde vírus prometendo vantagens até vídeos de pessoas indignadas com a empresa que cuidava da manutenção do jogo.

mav2

O diferencial destes jogos em redes sociais é que você depende de outros jogadores para conseguir certos itens ou vantagens, além de que o número de amigos dentro do jogo aumenta seu poder dentro dele. Se o jogo é um aplicativo dentro de uma rede social, nada mais natural do que o mesmo estimular que você brinque junto com seus amigos. E não há escapatória, certas missões ou tarefas só podem ser cumpridas com a ajuda de outras pessoas. Caso o seu negócio ainda seja jogar sozinho, melhor continuar com o bom e velho videogame.

Umas das conseqüências disso é que, para conseguir mais vantagens, a pessoa acaba divulgando o jogo para seus amigos em geral, o que é perfeitamente normal. O problema é que estas mesmas pessoas esquecem de checar se seus amigos aceitaram ou não as chamadas “solicitações de jogos” e ficam mandando continuamente as mesmas solicitações para todo mundo! Por isso os fãs destes jogos em geral são vistos como viciados inconvenientes.

Todos estes jogos são gratuitos, mas se você resolver tirar uma grana do bolso, tem acesso à certas vantagens que mudam dependendo da temática. Coisas como acesso a itens ou missões exclusivas, facilidades para evoluir, etc. Nada que te impeça de jogar, mas facilita muito sua vida.

Quando a população que usava o Orkut foi para o Facebook, vários hábitos existentes em uma rede social migraram para a outra. E os jogos não foram exceção. Os primeiros convites que chegaram para mim foram o de Mafia Wars. Por parecer ter uma estrutura parecida com o abandonado Crime Organizado, acabei não me interessando. E aí vieram solicitações para os mais diversos jogos: de cafeterias, de cidades, de ninjas, de zumbis, de guerra, mas o único que me fez querer dar uma conferida foi o Superhero City.

mav3

A estrutura do Superhero City é a mesma do Organized Crime. Em uma cidade você deve fazer uma série de missões que lhe dão pontos de experiência, dinheiro e vão abrindo novas missões. Completando um certo número de missões, você tem acesso ao chefão da cidade e o derrotando ganha acesso à outras cidades. Com dinheiro você pode comprar itens e poderes. Há também o PvP, onde se enfrenta outros jogadores em troca de dinheiro, experiência a itens. Seus amigos podem ceder itens (quanto maior o nível deles, melhores os presentes) e ser parte do seu time, o que dá bônus nos atributos de combate. Pagando, você pode comprar Merit Points e com eles ter acesso aos Power Cards ou novos itens para seu avatar. Cada vez que você sobe nível ganha 1 Merit Point, mas pagando pode ter até 100 de uma vez só!

A trama do jogo acompanha a carreira de um herói novato combatendo criminosos comuns em Manhattan e desenvolve aos poucos para a descoberta de que um escolhido que vai combater vilões cósmicos e impedir um grande mal de vir a este mundo. Outra coisa bacana é a quantidade ENORME de referências não só a heróis de HQs, mas a seriados, filmes, videogames e até literatura. Já faz quase 9 meses que entro neste jogo todo santo dia.

Neste meio tempo, dei uma experimentada na versão do The Sims para Facebook. Muito legal e com ótimos gráficos, mas também exige que você fique praticamente o dia inteiro jogando. Aí eu ficava fora o dia inteiro e quando voltava, meu sim estava com fome, com sono, com sede e sem banho (quase igual a mim, convenhamos), de modo que desisti dele.

Foi então que o lado nerd a minha timeline do Twitter começou a falar de um jogo dos Vingadores no Facebook. Como já estava me divertindo com super-heróis, não vi porque jogar algo com a mesma temática. Mas os comentários continuaram crescendo, todos elogiosos, de modo que me vi obrigado ao ver qual era a desse Marvel Avengers Alliance e… PUTAQUEOPARIU!

mav4

A funcionalidade dele é a mesma dos jogos citados acima: faça missões nos mapas, mate o chefão, abra novo mapa, PvP e pague para ter coisas melhores. Mas os gráficos e história deixam qualquer nerd de queixo caído.

Resumindo, é descoberta uma substância chamada Isótopo 8, que tem propriedades mutagênicas, físicas e místicas.Logo é formada uma inusitada aliança entre a Hidra e a IMA, duas organizações criminosas do Universo Marvel, para encontrar e explorar a descoberta. Você, no papel de um agente de SHIELD, vai comandar uma operação conjunta com os Vingadores para investigar o que é essa substância. Mas há mais pessoas interessadas nela: Irmandade dos Mutantes, Maggia e até o deus nórdico Loki! Com aparições dos maiores heróis e vilões da Casa de Idéias, não há como não ficar empolgado com o que se passa no monitor.

mav5

É incrível como nada fica parado nas telas: são nuvens se movimentando sob aeroporta-aviões da SHIELD, helicópteros sobrevoando a cidade, heróis respirando quando estão parados, animações específicas para cada golpe… Pode parecer pouco, mas é tudo feito de um jeito em que fica bonito e não pesa muito para a conexão, o que acho ótimo.

Óbvio que o jogo virou febre entre os nerds das redes sociais. Tem até editores que nunca foram muito fãs de joguinhos do tipo em níveis bem mais altos que o meu! O mais engraçado é ver o pessoal caindo no mesmo erro que as pessoas de outros jogos: convites para aplicativos a torto e direito, inundação de atualizações no mural e, com isso, já temos gente reclamando do jogo! Para vocês terem uma idéia do nível de vício da galera, ontem (um domingo) fiquei o dia inteiro fora e, ao chegar em casa, havia 400 solicitações. Achou muito? Hoje já está em 700!

Marvel Avengers Alliance tem tudo para agradar tanto os fãs de jogos do Facebook em geral quanto fãs de HQs que resolverem só “ver como é”. Caso você esteja em uma destas duas categorias, saiba que se clicar em alguma solicitação deste jogo, vai gastar boas horas do seu dia…

mav6

[COMENTÁRIO POSTERIOR: Hoje, 30/09/2016, o jogo encerra oficialmente suas atividades para dar início ao Marvel Avengers Alliance 2. Foram quatro divertidos anos ao lado de Nick Fury, Maria Hill e Phill Couson e boa parte do elenco da Marvel.

Achei bacana que resolveram encerrar o jogo de maneira digna, com o fim de todo o arco das histórias iniciadas lá atrás e uma última missão épica combatendo ninguém mais e ninguém menos do que Thanos.

Vai fazer falta.]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s