AVISO: Não li a história e nem pretendo ler tão cedo. Todo o texto é baseado pura e simplesmente na ilustração da capa.

Dias atrás estava arrumando as encomendas da Excelsior Comic Shop quando mais uma vez me deparei com ESTA CAPA.

casamento-2

Lá nos EUA ela saiu na Fantastic Four #27 em 1998 e por aqui foi capa da Grandes Heróis Marvel Premium em 2001, em uma edição totalmente dedicada ao Quarteto Fantástico. A arte é do Salvador Larroca.

O que sempre me chamou a atenção foi o fato da Susan Richards, a Mulher-Invisível, estar beijando o Doutor Destino POR CIMA DA MÁSCARA. Tudo bem que existem os mais diversos fetiches por aí, mas, pela capa, rolou uma cerimônia religiosa e tal e, ao final dela, marido Destino e esposa Susan se beijaram, como se aquilo fosse a coisa mais normal do mundo.

Mas desta vez resolvi apreciar esta capa em toda a sua glória e o que mais temos são anormalidades. A Mulher-Invisível já é casada com o Reed Richards, o Senhor Fantástico, mãe de dois filhos e está casando de branco, como se fosse a sua primeira vez. Pelas expressões e beijo dos dois, parece que estão perdidamente apaixonados, com direito aos olhinhos fechados do Doutor Destino aparecendo (essa cena do vilão só não é mais patética que ele chorando pelos mortos dos atentados de 11 de Setembro).

casamento-13

Outra coisa que me chamou a atenção é a TOTAL AUSÊNCIA do resto do Quarteto Fantástico na capa. Se nós pegarmos a edição original, eles só aparecem naquele selinho da Marvel (sei lá o nome certo disso) na parte superior esquerda. Mesmo assim, temos o Destino no lugar do Senhor Fantástico. Será que esta edição se passa em algum universo paralelo?

casamento-12

Mas vale lembrar que capas de revistas com heróis nas quais os personagens-título não aparecem não é uma exclusividade norte-americana. Reproduzo abaixo a capa do Capitão América #100 pela Abril.

casamento-3

Achou o Capitão lá no cantinho?

Mas finalmente vamos ao melhor: os heróis ao redor do casal, olhando para a cena com as mais diversas expressões. Fico imaginando se o Destino convidou todo mundo para o casamento, ameaçou de morte quem não fosse pessoalmente assistir esta baita vitória dele ou se transmitiu a cerimônia para o mundo inteiro. E, na real o que essa galera tem a ver com quem a Susan resolve dar uns beijos (mesmo que seja por cima da máscara) e namorar?

Cabe aqui também uma puxada de orelha para a chamadinha machista da edição nacional, inexistente na norte-americana. “O mais perigoso vilão do mundo conquista a esposa de seu maior inimigo”. Susan Richards aqui é um mero troféu conquistado pelo Doutor Destino para sobrepujar seu inimigo. Tosco, para dizer o mínimo.

Agora, análise individual de cada herói. Análise esta que gera mais perguntas do que respostas:

casamento-4

 

Capitão América: antiquado e quadrado como só alguém que ficou congelado por décadas, deve estar genuinamente chocado de ver uma mulher comprometida e mãe se envolvendo com outro homem. Pior, um homem que é inimigo dos Estados Unidos da América;

casamento-5

 

Namor: o Príncipe Submarino sempre teve uma atração pela Mulher-Invisível e um ego que quase rivaliza com o do Doutor Destino. Claramente está decepcionado da Susan estar com outro homem que não ele;

casamento-7

 

Viúva-Negra: por que raios uma das maiores espiãs, mentirosas e vira-casaca do Universo Marvel esta está espantada com esta cena?

casamento-6

 

Gambit: quando foi que o Gambit conquistou importância e popularidade fora das revistas mutantes para estar na capa de uma edição do Quarteto Fantástico?

 

casamento-8

Wolverine: está obviamente chateado, sério, mas não chocado. Será que ele sabe de algo que ao outros não tem a menor ideia? E sendo ele um notório pegador do Universo Marvel, estaria também chateado de ver um nerd chato e feio como o Doutor Destino casando com umas das maiores MILFs dos quadrinhos? Ou só colocaram o Logan na capa porque é certo de que a presença dele aumenta as vendas de qualquer gibi?

casamento-9

 

Demolidor: é muita sacanagem fazer o único personagem cego da imagem estar olhando para o lado errado;

casamento-10

 

Homem-Aranha: ele é um dos melhores amigos de Johnny Storm, o Tocha Humana e irmão da Mulher-Invisível. Assim como o Namor, é um íntimo do Quarteto e tem razões reais para estar indignado;

casamento-11

 

Homem de Ferro: outro que está com os olhinhos aparecendo através da máscara da armadura para mostrar o que está sentindo. Mas é o mesmo caso da Viúva-Negra: o cara é um mulherengo, egoísta e mentiroso, então qual é o espanto dele aqui?

Muitas emoções para uma capa só, não é mesmo? E, conferindo as informações do Guia dos Quadrinhos, os roteiros das HQs desta edição são do Chris Claremont, então deve ser um novelão daqueles!

E você, viu alguma coisa que deixei passar batido na capa? Tem outras teorias? Manda bala nos comentários!

Anúncios
comentários
  1. Eu tô faz duas horas doente rindo dessa análise (não me eximindo da culpa de rir pela situação do nosso amigo Matt Murdock).

    E eu achando que não poderia vir nada mais piegas do que Von Doom chorando pelo 11 de Setembro, mas tudo bem… Vida que segue!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s