The Last of Us leva o conceito de survival horror a outro nível

Publicado: 6 de dezembro de 2016 em Games
Tags:, , , ,

(Publicado originalmente no Universo Fnac em 13/06/2013)

last1

Um dos jogos exclusivos de Playstation 3 mais aguardos na época de seu lançamento, The Last of Us é um survival horror com perspectiva em terceira pessoa que busca ser muito mais do que andar e atirar nos inimigos. Levando o conceito de sobrevivência às últimas consequências, as armas são escassas, curar-se é praticamente impossível e a inteligência artificial dos inimigos está complexa.

A trama gira em torno da jornada de Joel e Ellie tentando atravessar os Estados Unidos após o país ser devastado por uma praga. Há cerca de 20 anos, um estranho fungo infectou grande parte da população humana, transformando-a em uma espécie de zumbis. O governo criou zonas de quarentena fortemente vigiadas e quem não quis sujeitar-se às novas e duras leis juntou-se em violentas gangues para proteger-se dos infectados.

Joel é um traficante de armas e drogas que promete a um amigo prestes a morrer que protegerá Ellie, uma garota de 14 anos. A promessa inclui retirá-la da zona de quarentena de Boston Logo os dois estão fugindo das tropas do exército e evitando ataques de gangues e de infectados.

last2

Fora das zonas de quarentena a natureza tomou conta de tudo. Recursos básicos como comida são escassos e os sobreviventes literalmente se matam para conseguir o mínimo necessário para sobreviver.

Mas The Last of Us é mais do que controlar Joel em uma missão de escolta da jovem Ellie. A garota demonstra uma inteligência espetacular para alguém da sua idade e será crucial para que ambos possam sobreviver em sua jornada. Apesar de mais fraca que o anti-herói, ela sabe defender-se e pode distrair inimigos ou mesmo se esconder.

Ainda sobre os inimigos, eles mudam de estratégia conforme o local onde estão ou a arma que Joel utiliza, tornando cada combate único. Ainda trocam informações, trabalham juntos, mudam de armas fogem ou até mesmo se rendem. A produtora do jogo batizou esta programação da inteligência artificial como power balanc..

Outro aspecto que chamou a atenção é a interação dos personagens com os objetos do jogo. É possível combinar os mais diversos itens para criar coisas novas, como armas rústicas ou um coquetel molotov. Também existem as mais diversas ações com os mais diversos itens do ambiente, que são identificados através de uma iluminação diferenciada.

last3

Com vozes de Troy Baker (Joel) e Ashley Johnson (Ellie), The Last of Us foi muito bem avaliado em sites especializados em games e voltou à grande mídia com a divulgação da sua continuação. Confira o trailer abaixo!

Anúncios
comentários
  1. Paramédico Voador disse:

    Aléssio, a questão aqui não é seu gosto por vídeo-games, ou RPG, ou quadrinhos em geral. Percebi que você é trouxa. Finalmente! E pensar que, em um passado não distante, o defendi de uma pessoa que estava falando mal de você. Agora vejo que a pessoa estava certa, e eu, errado. Graças a Deus, 2016 chegará ao fim e não vou mantê-lo em alto conceito. Apesar da dificuldade de tratar de um assunto desses aqui, e sabendo que tenho vários defeitos, não o quero mal. Espero que seu Natal seja feliz e seu 2017 seja coroado de sucessos, e principalmente que você deixe de ser trouxa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s